sexta-feira, 10 de junho de 2011

Nogueira Pecan

A nogueira pecan, cujo nome científico é Carya illinoensis K., é uma árvore originária da região sudeste dos Estados Unidos da América, sendo que foi introduzida no Brasil por volta de 1910, em regiões distintas do país. Apesar de ser originária de região temperada, adapta-se relativamente bem a diversos solos, desde que não sejam rasos, excessivamente secos e sujeitos a longos períodos de alagamento.
De uma forma geral, a nogueira tem uma produtividade média de 8.000 a 10.000 quilos por hectare, sendo que o preço de venda com casca é de aproximadamente R$5,00 por quilo. Esta espécie começa a produzir, em uma escala comercial, no quarto ano após a implantação, alcançando a produção absoluta no décimo quinto ano.
Uma grande vantagem sobre o cultivo da nogueira é que esta especie pode ser consorciada com qualquer tipo de sistema produtivo de lavoura e pecuária até o quarto ano após o plantio. Posteriormente existe a possibilidade de realizar integração floresta x pecuária, tendo ótimos resultados, principalmente devido a natureza caducifolia das nogueiras. 
Além da possibilidade de integração com outros sistemas produtivos agropecuários e possível citar a alta produtividade, até R$50.000,00 por hectare em um ano, como uma das grandes vantagens desta cultura. 
Mais uma ótima alternativa de diversificação do empreendimento agrícola, possibilitando a integração do fator florestal na unidade produtiva, assim como altos rendimentos por unidade de área.

Fone/Fax: + 55 (43) 3027-6888
Rua Jorge Velho, 376.
Londrina - Paraná - Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário